quarta-feira, 9 de abril de 2014

PROPOSTA PRELIMINAR INDIVIDUAL

Aluna: Aline Silva Guimarães
RGM: 263285

Projeto:



Maquete:



Partido e Conceito:

Esse projeto foi baseado em alguns estudos de caso, porém, a principal idéia foi baseada no Jardim High Line em Nova York.

O projeto foi pensado em manter um patio livre no térreo, com praça e circulação, onde se encontra a estação de Metrô e o Terminal de Ônibus.

No primeiro pavimento se encontra uma plataforma onde ficam os prédios separados, dois deles destinados a comércio e serviços e o outro para habitação.

Todos tem acesso ao pátio com jardim, onde se integra todo o espaço, embora sejam separados os setores, eles conversam entre si.

Nos prédios de Comércio e Serviços, o setor de Comércio se encontra no primeiro pavimento, devido ao melhor acesso e quantidade de movimento, já o setor de Serviços se encontra no segundo pavimento, para ser mais reservado.

O prédio Habitacional possui um hall e estacionamento privativos, para acesso exclusivo de moradores.


PROPOSTA PRELIMINAR INDIVIDUAL

 PROJETO INDIVIDUAL
Aluna: Larissa Ribeiro
RGM: 262416






O projeto foi pensado em como cada setor irá se comunicar com o outro. Sendo o transporte posicionado entre comércio e serviços, com o objetivo de tornar-se mais cômodo para as saídas, de modo prático e rápido. O edifício  habitacional, posiciona-se em um local mais reservado com o intuito de que os moradores tenham uma melhor privacidade e o fluxo de pessoas sejam menos intensos. Os edifícios  que são de grande extensão sendo eles comércio transporte, são horizontais com o objetivo de não se tornarem pesados mediante as edificações ao redor do terreno.

PROPOSTA PRELIMINAR INDIVIDUAL

Aluna: Adriana Tiemi Ikeda
RGM: 262578



Planta Volumétrica e Corte

Implantação no Terreno



Maquete Volumétrica




Partido e Conceito

   Os edifícios possuem um formato simples e são divididos por funções, os edifícios de Serviço e Comércio são interligados internamente para melhor locomoção das pessoas, evitando que tenham que sair de um prédio até a rua para entrar em outro, estes estão elevados acima do terminal rodoviário sobre pilotis deixando um vão para o fluxo de pedestres e transportes públicos circularem. A edifício Habitacional está localizada ao lado da estação Vila Madalena.

   Todos eles foram pensados como uma arquitetura sustentável, porém o que consta nas imagens não são as formas definidas, são apenas estudos volumétricos.
   Nada foi modificado no terreno, sendo assim o fluxo de pedestres, transportes públicos e áreas verdes não sofreram alterações.

PROPOSTA PRELIMINAR INDIVIDUAL

Aluna: Sabrina Ribeiro
RGM: 262617



Implantação


Setorização: 


Corte:


Maquete:


Partido e conceito
O projeto Consiste em elevar a praça para cima do edifício, tornando assim o edifício um atrativo na região, e não um incômodo. Apesar do  prédio ser denso, o telhado verde  compensa a edificação, tornando o ambiente mais agradável, fresco e arborizado, levando além dos serviços e comércio, um ponto de encontro no terminal metrô Vila Madalena.
O conceito do projeto é simples, para atender as necessidades dos visitantes da estação, com fácil acesso ao comércio, e aos prestadores de serviço.
O prédio é espelhado, para manter a visita para a região que, predomina casas térreas, e residências assobradadas, criando uma vista panorâmica.
Para a proteção da insolação, é colocado brise em madeira,  que se movimentam pelas janelas, conforme a necessidade de luz para dentro do ambiente.
No centro do prédio, encontra-se em todos os andares, um hall de encontro, uma área de convívio, que tem escadas e elevadores que levam aos andares desejados, e também ao terraço, praça, telhado verde.
Foi criado também um prédio residencial, que segue a mesma ordem do prédio comercial, levando em conta a preocupação com o cuidado ao meio ambiente, foi criado também um telhado verde na cobertura do prédio, diminuindo assim o aquecimento no interior do prédio nos meses de verão, resultando a diminuição do uso de energia gatos com ar condicionado e climatizadores, além de ajudar a diminuir a emissão de calor para o bairro.
A circulação se resolve por escadas e elevadores, e os apartamentos são divididos pela metragem quadrada de cada apartamento por andar, no interior não existe paredes, são plantas livres da estrutura, onde o morador poderá dispor de sua morada como preferir.
A intenção do projeto é trazer interatividade entre as pessoas que de uma forma ou de outra se encontram na estação, seja passageiros ou consumidores ou moradores do prédio da estação, um lugar onde as pessoas se encontrem para a troca de idéias ao fim do dia, onde haja uma pausa no dia a dia, um contato com a natureza e equilíbrio urbano.


terça-feira, 8 de abril de 2014

PROPOSTA PRELIMINAR INDIVIDUAL

Aluno: Carlos Eduardo de Oliveira
RGM: 255.997









PARTIDO ARQUITETÔNICO

O Projeto visa atender diversos interesses e classes sociais, combinando a harmonia entre espaços verdes para café, descanso e interação entre as pessoas (moradores e clientes)

Está mantida a programação comum do terminal de ônibus, metrô e taxi, conforme exigência.

Áreas verdes foram criadas para arborização dos ambientes, que é utilizada na passarela que dá acesso ao prédio habitacional / comercial / serviços :/ e também na cobertura do prédio habitacional, proporcionando assim mais lazer e conforto termo-acústico para os moradores.

Elevadores foram colocados em locais necessários para atender às necessidades de cada setor.

A arquitetura foi pensada como forma de trazer as pessoas para dentro da edificação, despertando curiosidade em sua forma e no que ela oferece em seu interior.


-           Estacionamento / Comércio e Serviços:
Área total = 1.250,00 M2 com aproximadamente 100 Vagas para Automóveis e Motocicletas.

-           Estacionamento / Habitação:
Área total = 1.228,50 M2 com aproximadamente 100 Vagas para Automóveis e Motocicletas.

-           Comércio:
Área total = 875,00 M2 com amplas áreas de lojas e diversas ofertas de mercado.

-           Serviços:
Área total = 875,00 M2 com variadas possibilidades de escritórios, pequenas empresas e serviços ao público.

-           Passarela - Habitação:
Área total = 450,00 M2. Criada para dar acesso ao prédio habitacional, ou sentido contrário.

-           Habitação:
Área total = 4.914,00 M2 com a possibilidade de abrigar 72 apartamentos, medindo 42,25 M2 cada.
O edifício comporta uma torre com 4 pisos e estacionamento compativo com a necessidade.